JANEIRO BRANCO – CAPS II promove acolhimento e tratamento humanizado voltado à saúde mental

Praticar exercícios físicos, priorizar alimentos saudáveis e manter boas relações sociais são alguns dos cuidados com a saúde que aprendemos ao longo da vida. A atenção com a saúde mental, no entanto, vai além. E quanto a isso, saiba: você não está sozinho. Boa Vista tem o Centro de Atenção Psicossocial (CAPS II) Dona Antônia Matos de Campos, que no último ano, registrou 19.210 atendimentos, entre acolhimentos, oficinas terapêuticas e suporte multidisciplinar.

O CAPS II é uma unidade especializada em saúde mental, sendo referência no tratamento e reinserção social de pessoas com casos graves e persistentes de transtornos mentais, psicoses, neuroses, dentre outros. Usilene Batista é uma das pessoas que encontrou a felicidade após passar por tratamento recebido na unidade. Ela participa das oficinas terapêuticas e garante que isso lhe devolveu a vontade de viver.

“Todas as pessoas que nos atendem fazem de tudo para ver um sorriso no nosso rosto. Temos um dia agradável. Estar aqui e ver os resultados no meu dia a dia, deu um novo sentido para minha vida”, destacou.

A unidade também tem grande importância para os profissionais. A médica psiquiátrica Maria Vauliam Ferreira se diz realizada como profissional. “Eu vejo o CAPS II como um lugar de inclusão, de respeito, de olhar diferenciado e de acolhimento. É o único lugar onde as pessoas se sentem humanas e normais, porque pela maioria da sociedade, elas não são vistas dessa forma”, falou.

Nova unidade ampliou capacidade de atendimento

Desde a inauguração do novo prédio do CAPS II, em fevereiro de 2024, foram mais de 9 mil consultas psiquiátricas em pacientes pediátricos e adultos com manifestações graves e persistentes de transtornos constantes no CID10, que é a Classificação Internacional de Doenças e Problemas Relacionados à Saúde da Organização Mundial de Saúde (OMS).

Acompanhe mais notícias do Estado de Roraima em nosso Instagram: @cidadaororaimense.